O que é o Ideb?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), instituído em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), projetado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Seu cálculo é feito a partir de duas diretrizes: a taxa de rendimento escolar e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para as escolas, municípios, estados e o país, realizados a cada dois anos.

O índice varia de 0 a 10. A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema.

Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

A importância do Ideb se dá pela análise de quais planos de ação serão necessários para traçar metas, em busca de melhorar o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos nas escolas da rede pública de ensino.

As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

A Solução Acerta Brasil visa mapear os colégios parceiros, em busca de melhorar as escolas no ranqueamento do Ideb; assim, têm-se soluções coerentes com a realidade de cada escola e intervenções necessárias no escopo pedagógico.

Fonte: Ministério da Educação

O que é o Saeb?

Realizado desde 1990, trata-se de um sistema que oferece subsídios para o aprimoramento das políticas educacionais, bem como da sua própria elaboração e monitoramento.

Por meio das avaliações, as esferas governamentais (em diversos níveis) e as escolas das redes municipais e estaduais de ensino podem avaliar a qualidade da educação praticada no país a partir de algo ainda mais tangível do que relatórios: evidências.

Os questionários aplicados permitem com que haja uma aferição menos empírica dos níveis de aprendizagem dos estudantes no contexto escolar. Níveis estes descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas.

As médias de desempenho dos avaliados (apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, por meio do Censo Escolar) compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Importância do Saeb

Apenas para reforçar a importância desse sistema de avaliação, vale destacar que o Saeb é considerado, atualmente, um dos principais instrumentos para aferir a qualidade da Educação Infantil até o Ensino Médio.

Além dos testes aplicados aos alunos, também há questionários direcionados aos secretários municipais de Educação, diretores de escolas e alguns professores.

O objetivo é a busca da contextualização socioeconômica dos resultados encontrados. E se, para o Governo, a análise dos mesmos pode colaborar no monitoramento e na construção de políticas públicas, para as instituições de ensino, é uma ferramenta de mapeamento de pontos de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Marcos do Saeb

Desde a sua implementação, o Saeb vem passando por uma série de aprimoramentos teórico-metodológicos. A edição de 2019 marca o início de um período de transição entre as matrizes de referência utilizadas desde 2001 e as novas, elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Dois anos depois, em 2021, houve a implementação da avaliação da Educação Infantil,  por meio da aplicação de questionários eletrônicos para professores e diretores de creches e pré-escolas, bem como gestores das redes.

Quem participa do Saeb?

São avaliados alunos dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º e 4º anos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Para as provas do 2º ano, participam apenas algumas sorteadas.

Desde 2021, foi incluída a Educação Infantil pública, privada e conveniada. Abaixo, alguns critérios divulgados pelo Inep para a não inclusão de instituições de ensino:

  • Escolas com menos de dez alunos matriculados nas séries avaliadas;
  • Escolas ou turmas que atendem apenas estudantes da Educação especial;
  • Escolas indígenas onde não se fala o português;
  • Turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de magistério e multisseriadas.

Quando e onde acontecem as avaliações?

As aplicações do Saeb acontecem a cada dois anos, nas próprias escolas. A edição anterior foi em 2021 e a próxima  acontece entre 23 de outubro e 10 de novembro de 2023, em todo o país.

Uma instituição aplicadora, contratada pelo Inep, telefona para as instituições de ensino participantes e agenda a data.

Como saber se a escola participará do Saeb?

O Inep usa os dados preliminares do Censo Escolar 2023 (declarados entre 31 de maio e 31 de julho de 2023) para chegar a esta definição.

Essas informações também permitem conhecer a quantidade correta de provas a serem impressas e para quais turmas e alunos elas serão aplicadas, além de planejar a assistência aos estudantes que necessitam de atendimento especializado.

Como se dará a participação de estudantes com deficiência?

Desde que informado pela escola que precisarão de atendimento especializado (via Censo Escolar ou quando receberem o telefone para agendar a aplicação), o Saeb informa que providenciará:

  • atendimento com recursos e profissionais especializados;
  • tempo adicional para a realização dos testes e preenchimento do questionário;
  • sala extra, com agrupamento adequado às necessidades educacionais especiais;
  • instrumentos adaptados para estudantes com baixa visão.

Como são definidos os estudantes que farão aas provas de Ciências?

Algumas escolas públicas e particulares do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental são sorteadas para fazer as provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

O Inep enviará um e-mail para elas, informando sobre a participação. As provas são realizadas em uma data diferente das avaliações de Matemática e Língua Portuguesa. O conteúdo segue a matriz da BNCC para os anos avaliados. 

Como será feita a avaliação da Educação Infantil?

Neste caso, não há testes, mas a direção e os professores de creches e pré-escolas das redes municipais preenchem questionários via internet.  A participação destes espaços é amostral e a matriz de referência de 2018. Os resultados são gerados apenas para o Brasil e seus estados, e não para cada escola especificamente.

Por que algumas escolas não recebem os resultados?          

As escolas sorteadas para fazer as provas do 2º ano do Ensino Fundamental ou de Ciências da Natureza e Ciências Humanas não recebem os resultados individualizados dessas avaliações, pois são gerados dados apenas sobre o Brasil e o Estado de que fazem parte.

O mesmo acontece com as escolas particulares sorteadas. No caso das aplicações censitárias (aquelas em que as escolas não precisam ser sorteadas para participar), embora gerem resultados para o Brasil, Estados e municípios, elas podem receber estes dados, desde que cumpram alguns critérios:

  • Terem um mínimo de dez estudantes fazendo o Saeb nos anos avaliados;
  • Terem, no mínimo, 50% dos alunos participando do Saeb.

As demais escolas também precisam cumprir os seguintes requisitos para receber os resultados:

  • Terem um mínimo de dez estudantes fazendo o Saeb nos anos avaliados;
  • Terem, no mínimo, 80% dos alunos matriculados participando do Saeb.tic

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